Nossa História

“Convido as empresas interessadas para participarem da assembléia geral de fundação da ‘Associação das Retíficas do Estado de Santa Catarina’ a realizar-se às quatorze horas do dia quatorze de agosto de mil novecentos e oitenta, na sede social da Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga, na cidade de Blumenau. “

Esse foi o passo inicial para o que seria a promotora de união entre as retíficas de nosso estado. Com aproximadamente 18 retíficas, começava a se por em prática a necessidade latente no dia-a-dia de cada retificador catarinense.

Comandada inicialmente pela comissão provisória, tendo como presidente Bernard Van de Menne o advogado Elimar Baumgarten (in memorian) secretário na ocasião, contando com o apoio das associações dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, as quais contribuíram com seus estatutos já elaborados, sendo este adequado as realidades de nosso estado.

No dia 14 de agosto de 1980 deu-se início à ARESC, tendo como membros da primeira diretoria:

  • PRESIDENTE: BERNARD VAN DE MEENE  – ACISA.
  • VICE PRESIDENTE: ROLF WERNER – A.GARTNER LTDA.
  • SECRETÁRIO: UDO PAUPITZ – CASA AZUL LTDA.
  • TESOUREIRO: ADEMIR A. CORREIA – REMOCO
  • CONSELHO FISCAL: PAULO TONIOLO – DVA VEÍCULOS
  • CONSELHO FISCAL: ARNO GARTNER  – A.GARTNER LTDA (in memorian)
  • CONSELHO FISCAL: NEREU MARTINELO – RET.NEREU (in memorian)
  • CONSELHO FISCAL  SUPLENTE: NERY POCAI – RET.POCAI
  • CONSELHO FISCAL  SUPLENTE: MANOEL SALVATTO PEREIRA – NELINHO  – RET.NELINHO (in memorian)
  • CONSELHO FISCAL  SUPLENTE: WALDEMAR KOENTOPP – DDA VEICULOS (in memorian)

ENTIDADES PRESENTES, QUE FORAM GRANDES APOIADORAS:

  • PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS RETÍFICAS DO ESTADO DE S.P:   GERALDO SANTO MAURO (in memorian);
  • PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS RETÍFICAS DO ESTADO DO R.S.:    HERNANI ROBIN;
  • PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS RETÍFICAS DO ESTADO DO P.R.: Dr. LINEO RISTOW.

GRANDES INCENTIVADORES E APOIADORES:

  • FIALHO REPRESENTAÇÕES LTDA.:  SEVERINO FERREIRA FIALHO
  • INDÚSTRIA PAULISTA DE CORTIÇAS:  ALBERTO A. DOS SANTOS
  • REPRESENTANTE DA MERCEDES BENZ: HARO GRUTZMACHER

O Sr. Bernard Van de Menne assume a difícil missão de guiar os primeiros passos da associação, permanecendo como presidente de 1980 a 1982, seguido por Nereu Martinello que presidiu a associação de 1982 a 1987. Anos muito intensos, pois a associação começava a crescer, e com cada um de seus componentes buscava atender as necessidades do ramo, nem sempre num clima tão amistoso, principalmente quando o assunto era preço, mas após muitas discussões e ajustes saem as primeiras listas referencias.

A ARESC sempre esteve atenta às realidades do mercado a sua volta e com isso sempre se preocupou em atualizar seus associados sobre as mudanças dos motores, entrada de novos combustíveis, mudança de moeda, criação de certificados e tantas outras, sempre em busca de atender as exigências dos consumidores e dos próprios retificadores. Partilha de experiências, formações em cada assembléia, participação em feiras, congressos, cursos em montadoras, viagens ao exterior em busca de novos maquinários, viabilizando a atualização do setor que crescia e cresce a cada dia.

A figura do presidente, juntamente com sua diretoria foi sempre peça chave ao longo da história da associação. No ano de 1988 assume a presidência da associação o Sr. Udo Paupitz, seguido do Sr. Juan Carlos dos Santos no ano de 1989. Neste período estruturou-se o Código de Ética da associação. Dando continuidade aos trabalhos, em 1990, assume o Sr. Clóvis Bizzani, seguido em 1991 pelo Sr. Flávio Demarco e no ano de 1993 assume o Sr. Raimundo Scarduelli.

O Presidente José Borges Jabor esteve à frente da ARESC de 1995 a 1997, sendo que em 1998 assume o Sr. Rubens Cézar Secchi, dando grande atenção a tornar visível o ramo de retíficas e juntamente com seus associados buscou criar propagandas para a divulgação da associação, valorizando o trabalho de seus associados, seja através da mídia escrita ou televisiva. Em seguida, no ano de 1999, o Sr. Ernani Ricardo Fezer deu continuidade aos trabalhos. No ano de 2001 assume o Sr. Ivo Ruckert, juntamente com sua diretoria, a presidência permanecendo até 2003, seguido pelo Sr. Marcos César Rampazzo no ano de 2004 e 2005.

O clima no decorrer destes anos permanece na busca de benefícios e direitos de seus associados, assumindo novas linhas de frente na ARESC, implantando novas gestões com o objetivo de aumentar a participação nas reuniões, sempre em um clima familiar e de muita amizade.

A “Garantia Pós-venda” foi uma grande conquista da associação nesse período, onde as falhas encontradas por nossos associados são discutidas e apontadas soluções aos fabricantes, aumentando a qualidade de nossos serviços. Ainda nesse espírito, a ARESC projetou o óleo lubrificante ARESC, preparado para as adversidades climáticas, com aditivos especiais e para as diferentes maneiras de trabalho dos motores. Retornando aos nossos presidentes, em 2006 assume o Sr. José Irlandi Fellipi até 2007. Dando sequência a condução da associação toma a frente o Sr. Luiz Carlos Serafim, e em 2010 o atual presidente Sr. Anselmo Scarduelli.

Hoje, após 30 anos de associativismo e com mais de 40 associados, contando com o apoio de empresas sólidas e idôneas do mercado como patrocinadores, percebemos que com trabalho árduo, dedicação constante e comprometimento com o segmento, nossa associação pode colocar em prática o seu objetivo primeiro: “Congregar os seus associados, estimulando-os na prática da solidariedade profissional, com informações técnicas, garantia estadual e a prática de preços justos.”

 

“ UNIDOS SEREMOS CADA VEZ MAIS FORTES ”